Você sabe o que é o CHARIS?
14/11/2020 01:12 em Notícias
CHARIS é um novo corpo de serviço internacional para todas as expressões da corrente de graça que a Renovação Carismática é. CHARIS não é uma associação de fiéis ou uma federação de associações. É um serviço oferecido a todas as realidades carismáticas existentes.
O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida faz saber que em 8 de dezembro de 2018 a Santa Sé instituirá um organismo que constituirá um novo e único serviço internacional para a corrente de graça que é a Renovação Carismática Católica. Na mesma data, o estatuto deste organismo será aprovado por um período ad experimentum. Este único serviço, desejado em várias ocasiões pelo Santo Padre Francisco, assumirá o nome de CHARIS e pretende a realizar o seu trabalho em benefício de todas as expressões da Renovação Carismática Católica. A palavra é grega e significa "graça" e "carisma. Como um organismo a serviço de todas as realidades da Renovação Carismática Católica, CHARIS não exercerá nenhuma autoridade sobre ela. Cada realidade carismática permanecerá aquilo que é, no pleno respeito de sua identidade, e permanecerá sob a jurisdição da autoridade eclesiástica da qual depende. Cada uma, no entanto, poderá valer-se livremente, para o cumprimento de sua missão, de todos os serviços que a CHARIS proporcionará, objetivo fundamental proposto pelo novo organismo.
Após a instituição da CHARIS e a aprovação de seu estatuto por um período ad experimentum, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida procederá à nomeação do Moderador, dos dezoito membros do Serviço Internacional de Comunhão e do Assistente Eclesiástico para um primeiro mandato de três anos. Foi na solenidade de Pentecostes em 2019, que o estatuto da CHARIS entrou em vigor. A partir daquele momento, o Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica e a Fraternidade Católica das Comunidades e Associações Carismáticas de Aliança deixarão de existir. Os bens desses dois órgãos devem ser transferidos para CHARIS, a fim de proporcionar a este novo organismo os recursos financeiros necessários para realizar a missão desejada pelo Santo Padre.
 
Fonte: VaticanNews
COMPARTILHA em sua Rede Social
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!